Qual o Melhor Pneu para Moto 150? Análise por Uso

Mariana Rodrígues Rivera
Mariana Rodrígues Rivera
12 min. de leitura

Escolher o pneu certo para sua moto 150cc é uma decisão de segurança e economia. Este guia analisa os modelos mais populares do mercado, ajudando você a encontrar a opção perfeita para o seu uso diário, seja para trabalhar ou para o lazer.

Vamos direto aos pontos que importam: durabilidade, aderência, custo e qual pneu se encaixa no seu perfil de pilotagem para que você faça a melhor compra.

Como Escolher o Pneu Ideal para Sua Moto 150cc

Antes de analisar os produtos, entenda os fatores que definem um bom pneu para sua moto. As medidas mais comuns para motos 150cc, como a Honda CG, são o pneu dianteiro 2.75-18 e o traseiro 90/90-18.

O primeiro número indica a largura e o segundo a proporção da altura em relação à largura, seguido do diâmetro do aro em polegadas. O seu tipo de uso é o fator principal: quem roda apenas no asfalto precisa de um pneu com foco em escoamento de água e durabilidade.

Já quem enfrenta trechos de terra necessita de um pneu cravudo ou de uso misto, que oferece mais tração em terrenos irregulares, mas se desgasta mais rápido e é mais ruidoso no asfalto.

Nossas análises e classificações são completamente independentes de patrocínios de marcas e colocações pagas. Se você realizar uma compra por meio dos nossos links, poderemos receber uma comissão. Diretrizes de Conteúdo

Análise: Os 10 Melhores Pneus para Moto 150

1. Vipal ST300 Traseiro 90/90-18

O Vipal ST300 é um verdadeiro campeão de quilometragem. Seu composto de borracha mais rígido foi desenvolvido com um objetivo claro: durar. A banda de rodagem tem um desenho otimizado para o uso urbano, com sulcos que ajudam no escoamento de água, mas seu ponto forte é a resistência ao desgaste contínuo do asfalto.

A estrutura reforçada também contribui para uma maior vida útil, aguentando o tranco do dia a dia de ruas brasileiras.

Este pneu é a escolha perfeita para motoboys, entregadores e qualquer motociclista que roda centenas de quilômetros por dia e precisa de um pneu que não o deixe na mão. Se o seu principal critério de compra é o custo-benefício medido em quilômetros por real gasto, o ST300 é imbatível.

Você troca menos vezes de pneu ao longo do ano, o que representa uma economia significativa. A aderência em pista seca é confiável, mas em dias de chuva forte, exige uma pilotagem mais cautelosa.

Prós
  • Durabilidade excepcional, ideal para alta quilometragem.
  • Excelente custo-benefício a longo prazo.
  • Estrutura reforçada para uso severo.
Contras
  • Aderência em piso molhado é apenas funcional, não se destaca.
  • Composto mais duro pode transmitir mais as imperfeições do asfalto.

2. Jogo Technic T&C 90/90-18 e 2.75-18

O nome T&C significa "Trilha & Cidade", o que resume perfeitamente a proposta deste conjunto da Technic. Ele apresenta um desenho de banda de rodagem misto, com blocos mais espaçados que os de um pneu 100% urbano.

Isso garante uma tração superior em estradas de terra, lama leve ou calçamentos irregulares, onde pneus lisos sofreriam para encontrar aderência. Ao mesmo tempo, os blocos centrais são mais unidos, o que ajuda a manter uma área de contato razoável com o asfalto, proporcionando estabilidade.

Este jogo de pneus é ideal para o motociclista que vive em áreas rurais, periferias com ruas não pavimentadas ou para quem gosta de pegar uma estrada de terra no final de semana. Se a sua rotina diária inclui trechos mistos de asfalto e terra, o Technic T&C oferece a versatilidade que você precisa.

Ele evita sustos em terrenos de baixa aderência sem comprometer excessivamente o desempenho no asfalto, embora seja um pouco mais ruidoso e se desgaste mais rápido que um pneu puramente urbano.

Prós
  • Excelente tração em estradas de terra e terrenos irregulares.
  • Versatilidade para quem roda em diferentes tipos de piso.
  • Bom custo de aquisição pelo conjunto completo.
Contras
  • Desgaste mais rápido no asfalto em comparação com pneus urbanos.
  • Pode gerar mais ruído em altas velocidades no asfalto.

3. Vipal ST600 Traseiro 100/90-18 TL (Mais Largo)

O Vipal ST600 na medida 100/90-18 é uma opção para quem busca um visual mais robusto e um pouco mais de estabilidade. Sendo mais largo que o pneu 90/90-18 padrão, ele aumenta a área de contato com o solo, o que pode se traduzir em maior segurança em curvas e frenagens.

O desenho da sua banda de rodagem é moderno e esportivo, com sulcos eficientes para o escoamento de água. A sigla TL indica que ele é "Tubeless", ou seja, pode ser usado sem câmara de ar em rodas apropriadas.

Este pneu é para o motociclista que quer personalizar sua moto 150, conferindo a ela uma aparência mais encorpada, similar à de motos de maior cilindrada. É uma ótima escolha para quem prioriza a estabilidade em retas e curvas, sentindo a moto mais "plantada" no chão.

Contudo, é preciso estar ciente de que um pneu mais largo pode deixar a direção um pouco mais pesada e, em alguns casos, aumentar levemente o consumo de combustível. Verifique se há espaço suficiente na balança da sua moto para a instalação.

Prós
  • Aumenta a estabilidade em curvas e retas.
  • Confere um visual mais esportivo e robusto à moto.
  • Opção Tubeless, que oferece mais segurança em caso de furo.
Contras
  • Pode alterar a agilidade da moto, deixando-a mais lenta em mudanças de direção.
  • Potencial aumento no consumo de combustível.
  • Requer verificação de compatibilidade com a balança da moto.

4. Par de Pneus Aro 18 para CG 150/160

Este produto representa uma solução econômica e prática, oferecendo o par de pneus (dianteiro e traseiro) em um único pacote. Geralmente, são pneus de marcas com foco em custo-benefício, com compostos e desenhos que visam atender às necessidades básicas do motociclista urbano.

A principal vantagem aqui é a conveniência e o preço agressivo, permitindo a troca de ambos os pneus de uma só vez sem pesar no bolso.

Se você utiliza a moto para trajetos curtos, não roda em alta velocidade e seu orçamento é o fator mais importante, comprar um par de pneus como este é uma decisão lógica. É a escolha ideal para quem precisa colocar a moto para rodar gastando o mínimo possível.

No entanto, a durabilidade e a performance em condições adversas, como chuva intensa, podem não se igualar às de marcas mais estabelecidas como Vipal ou Technic. É um pneu para uma pilotagem consciente e sem grandes exigências de performance.

Prós
  • Custo extremamente competitivo ao comprar o par.
  • Solução prática para a troca completa dos pneus.
  • Atende às necessidades básicas de deslocamento urbano.
Contras
  • Durabilidade e aderência geralmente inferiores às de marcas de primeira linha.
  • A performance em piso molhado pode ser limitada.
  • Marca e procedência podem ser menos conhecidas.

5. Flashtyre Dianteiro 2.75-18

O pneu dianteiro Flashtyre na medida 2.75-18 é um produto de entrada, posicionado para ser uma das opções mais acessíveis do mercado. O pneu dianteiro é fundamental para a dirigibilidade e a frenagem, e este modelo da Flashtyre cumpre a função básica com um desenho de sulcos projetado para ajudar no escoamento de água e manter a estabilidade em retas.

Sua construção é simples, focada em entregar uma solução funcional pelo menor preço possível.

Este pneu é a escolha certa para quem precisa substituir um pneu dianteiro furado ou gasto com urgência e tem um orçamento muito limitado. Para motociclistas que usam a moto como uma ferramenta de transporte simples, sem preocupações com performance ou alta quilometragem, ele é suficiente.

É importante ter em mente que sua vida útil tende a ser menor e a aderência, principalmente em frenagens de emergência ou na chuva, será inferior à de pneus de compostos mais avançados.

Prós
  • Preço de aquisição muito baixo.
  • Solução imediata para substituição emergencial.
  • Desenho funcional para uso urbano básico.
Contras
  • Vida útil provavelmente curta.
  • Performance de frenagem e aderência em chuva são limitadas.
  • Construção simples, sem tecnologias adicionais.

6. Flashtyre Traseiro 90/90-18

Assim como seu par dianteiro, o pneu traseiro Flashtyre 90/90-18 é uma aposta no custo. O pneu traseiro é responsável pela tração e suporta a maior parte do peso, o que o leva a se desgastar mais rapidamente.

Este modelo da Flashtyre busca entregar uma durabilidade aceitável para seu preço, com um composto pensado para o uso cotidiano em velocidades moderadas. O desenho da banda de rodagem segue o padrão urbano, visando o equilíbrio entre tração em piso seco e capacidade de escoamento de água.

Ideal para o motociclista que busca o menor custo de reposição para o pneu traseiro. Se você roda pouco ou apenas em condições ideais de clima e asfalto, e precisa de uma solução barata para continuar rodando, o Flashtyre traseiro resolve o problema.

É uma opção para quem entende as limitações de um produto de entrada e adapta seu estilo de pilotagem, evitando situações que exijam máxima aderência, como curvas em alta velocidade ou pilotagem agressiva na chuva.

Prós
  • Um dos pneus traseiros mais baratos do mercado.
  • Opção viável para quem tem orçamento restrito.
  • Cumpre a função básica de tração em uso urbano moderado.
Contras
  • Desgaste tende a ser mais rápido que o de concorrentes diretos.
  • Capacidade de tração em piso molhado é básica.
  • Não é indicado para quem exige performance ou roda muito.

7. Ira Bunker Traseiro Cravudo 90/90-18 (Uso Misto)

O Ira Bunker é um pneu de uso misto com uma proposta clara: máxima tração fora do asfalto. Seus cravos altos e bem espaçados foram projetados para "cavar" terrenos de baixa aderência como terra solta, lama e cascalho, garantindo que a moto continue tracionando.

A construção é robusta para aguentar o impacto de pedras e buracos comuns em estradas não pavimentadas, oferecendo mais segurança contra rasgos e furos nesse tipo de ambiente.

Este pneu é a escolha definitiva para quem usa a moto predominantemente em estradas de terra ou trilhas leves. Se você mora em uma zona rural, trabalha em fazendas ou simplesmente usa sua moto 150 para aventuras off-road no fim de semana, o Bunker vai transformar a capacidade da sua moto.

No asfalto, o comportamento é o oposto: ele é barulhento, vibra mais e a área de contato reduzida dos cravos diminui a aderência em curvas e frenagens, exigindo muita cautela. O desgaste no asfalto também é extremamente acelerado.

Prós
  • Tração fantástica em terra, lama e cascalho.
  • Estrutura muito resistente a impactos e perfurações.
  • Confere alta capacidade off-road para motos urbanas.
Contras
  • Desempenho muito ruim no asfalto, com baixa aderência e muito ruído.
  • Desgaste extremamente rápido quando usado em pavimento.
  • Não é recomendado para quem roda majoritariamente na cidade.

8. Technic Sport R Traseiro 90/90-18

A letra "R" na linha Sport da Technic indica uma vocação mais esportiva. Este pneu provavelmente utiliza um composto de borracha mais macio, focado em maximizar a aderência. O desenho da banda de rodagem é menos recortado, com mais área de borracha em contato com o solo, especialmente nos ombros do pneu.

Isso se traduz em mais confiança para inclinar a moto em curvas, oferecendo um feedback mais direto e uma sensação de maior segurança em uma pilotagem mais dinâmica.

Este pneu é para o motociclista que gosta de uma pilotagem mais esportiva e usa sua moto 150 não apenas para se deslocar, mas também para se divertir. Se você valoriza a performance em curvas e a capacidade de frenagem acima da durabilidade, o Sport R é uma excelente opção.

Ele é ideal para quem pega trechos de serra ou gosta de uma tocada mais animada nos finais de semana. O preço a se pagar por essa aderência extra é uma vida útil consideravelmente menor em comparação com pneus focados em durabilidade, como o Vipal ST300.

Prós
  • Excelente aderência em curvas e frenagens.
  • Inspira confiança para uma pilotagem mais esportiva.
  • Bom desempenho em pista seca.
Contras
  • Durabilidade inferior devido ao composto mais macio.
  • Custo por quilômetro rodado é mais alto.

9. Technic Sport Traseiro 90/90-18

O Technic Sport (sem o "R") é o meio-termo entre a performance pura e a durabilidade urbana. Ele busca oferecer um pouco mais de aderência que um pneu padrão, sem sacrificar tanto a quilometragem.

Seu composto é mais equilibrado, e o desenho da banda de rodagem ainda favorece a agilidade, mas com sulcos um pouco mais pronunciados para garantir uma boa performance também no dia a dia, inclusive em piso molhado.

É um pneu versátil que tenta unir o melhor dos dois mundos.

Para o motociclista que usa a moto durante a semana para trabalhar e gosta de fazer um passeio mais rápido no fim de semana, o Technic Sport é a escolha balanceada. Ele oferece um upgrade na segurança e na diversão em comparação com pneus puramente utilitários, mas sem o desgaste acelerado de um pneu esportivo dedicado.

Se você quer mais aderência que o pneu original da sua moto, mas não pode se dar ao luxo de trocá-lo a cada poucos meses, este modelo atinge o ponto ideal.

Prós
  • Bom equilíbrio entre aderência e durabilidade.
  • Mais performance que pneus utilitários padrão.
  • Versátil para uso diário e lazer.
Contras
  • Não possui a durabilidade máxima de um ST300.
  • Não tem a aderência máxima de um pneu esportivo como o Sport R.

10. Technic Tiger Dianteiro 2.75-18

O Technic Tiger para a dianteira é mais um pneu de proposta mista, similar ao T&C, mas com um desenho que parece otimizado para um uso 80% asfalto e 20% terra. Seus blocos são um pouco mais juntos que os de um pneu cravudo puro, buscando um comportamento mais suave e silencioso no pavimento.

Ainda assim, os sulcos são mais profundos e largos que os de um pneu 100% street, garantindo capacidade de tração em pisos de baixa aderência.

Este pneu é ideal para o motociclista que enfrenta um "off-road leve" no seu dia a dia. Pense em ruas de paralelepípedos muito ruins, entradas de chácaras ou aquele pequeno trecho de estrada de chão para chegar em casa.

O Tiger oferece mais segurança e controle nessas situações do que um pneu liso, sem o grande prejuízo em conforto e durabilidade de um pneu totalmente cravudo. É uma excelente opção de pneu dianteiro para combinar com um traseiro T&C ou similar.

Prós
  • Bom comportamento em asfalto e terra batida.
  • Mais silencioso e confortável que pneus cravudos puros.
  • Boa opção de pneu dianteiro para conjuntos de uso misto.
Contras
  • Tração na lama não é tão eficaz quanto a de um pneu mais agressivo.
  • Desgaste ligeiramente maior que o de um pneu 100% street.

Durabilidade vs. Aderência: O Que Priorizar?

A escolha entre um pneu de alta durabilidade e um de alta aderência depende diretamente do seu perfil. Pneus com compostos de borracha mais duros, como o Vipal ST300, resistem melhor ao atrito e rodam por muito mais quilômetros, representando uma economia a longo prazo.

São ideais para quem trabalha com a moto. Por outro lado, pneus com compostos mais macios, como o Technic Sport R, se deformam mais facilmente para se moldar ao asfalto, gerando uma aderência superior em curvas e frenagens, ao custo de uma vida útil bem menor.

Se você preza por segurança ativa e performance, a aderência deve ser sua prioridade. Se o foco é o custo operacional, a durabilidade vence.

Pneu com ou sem câmara: Entenda a diferença

A maioria das motos de 150cc com rodas raiadas sai de fábrica com pneus do tipo Tube Type (TT), que exigem uma câmara de ar interna. A vantagem é o custo menor do conjunto e a facilidade de reparo em qualquer borracharia.

A grande desvantagem é que, em caso de furo, o pneu esvazia instantaneamente, o que pode ser perigoso. Já os pneus Tubeless (TL), ou sem câmara, só podem ser usados em rodas de liga leve ou aros especialmente vedados.

Sua principal vantagem é a segurança: quando furados por um prego, por exemplo, o ar escapa lentamente, permitindo que você pare a moto com controle. O reparo também costuma ser mais rápido, feito com um "macarrão", sem precisar desmontar a roda.

Dicas para Aumentar a Vida Útil do seu Pneu

  • Mantenha a calibragem correta. Verifique a pressão recomendada pelo fabricante pelo menos uma vez por semana, com os pneus frios.
  • Evite acelerações, frenagens e mudanças de direção bruscas. Uma pilotagem suave aumenta a vida útil de todo o conjunto.
  • Fique atento ao TWI (Tread Wear Indicator). São pequenas elevações de borracha dentro dos sulcos. Quando o desgaste do pneu atinge o nível do TWI, está na hora da troca.
  • Não sobrecarregue a moto. O excesso de peso aumenta a temperatura e o desgaste dos pneus.
  • Mantenha as rodas balanceadas e a suspensão em bom estado. Componentes desalinhados ou gastos causam um desgaste irregular e prematuro nos pneus.

Perguntas Frequentes

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