Qual o Melhor Filtro de Ar Esportivo para Moto: C/B
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Escolher um filtro de ar esportivo para sua moto é uma das modificações mais populares para quem busca mais performance e um som mais agressivo. Um bom filtro melhora o fluxo de ar para o motor, o que pode resultar em um pequeno aumento de potência e uma resposta mais rápida do acelerador.
Este guia definitivo analisa os melhores modelos do mercado, detalhando os prós e contras de cada um para ajudar você a encontrar a peça perfeita para sua motocicleta, seja ela uma CG 160, uma Twister ou uma Bros.
Como Escolher o Filtro Ideal para Sua Moto?
Antes de comprar, você precisa avaliar alguns pontos técnicos para garantir que a peça seja compatível e atenda suas expectativas. O primeiro fator é a compatibilidade. Verifique o diâmetro do bocal de admissão do carburador ou corpo de injeção da sua moto.
Medidas como 35mm, 45mm, 50mm e 53mm são comuns, e escolher a errada impossibilita a instalação. Sempre confirme o modelo e ano da sua motocicleta na descrição do produto.
Nossas análises e classificações são completamente independentes de patrocínios de marcas e colocações pagas. Se você realizar uma compra por meio dos nossos links, poderemos receber uma comissão. Diretrizes de Conteúdo
O material do elemento filtrante também é fundamental. A maioria dos filtros esportivos utiliza tecido de algodão lavável ou espuma de dupla camada. Filtros de algodão, como os popularizados pela K&N, oferecem um excelente fluxo de ar quando oleados corretamente, mas exigem um kit de limpeza específico.
Já os filtros de espuma são mais fáceis de limpar, necessitando apenas de água e sabão neutro. A escolha depende do seu orçamento e da sua disposição para a manutenção. Um bom filtro de ar lavável representa uma economia a longo prazo, pois elimina a necessidade de trocas constantes.
Análise dos 10 Melhores Filtros de Ar Esportivos
A seguir, avaliamos os modelos mais populares para diferentes motocicletas, de utilitárias a nakeds de média cilindrada. Analisamos cada um pensando no perfil de usuário, no custo-benefício e nos resultados práticos que você pode esperar, como a melhoria no ronco esportivo e o potencial aumento de potência da moto.
1. Filtro Lavável para CG 125/150/160 (com tampa)
Este filtro de ar cônico é uma opção de entrada popular para a linha Honda CG, abrangendo quase todas as suas gerações. Sua principal vantagem é o kit completo, que já vem com uma tampa cromada.
Essa tampa oferece uma proteção extra contra respingos de água e detritos maiores, algo útil para quem usa a moto no dia a dia e sob diferentes condições climáticas. O elemento filtrante de tecido duplo é lavável, o que gera economia a longo prazo ao eliminar a troca do filtro de papel convencional.
Para o proprietário de uma CG que busca sua primeira modificação, este produto é ideal. Ele proporciona o desejado ronco esportivo, deixando a admissão de ar mais audível, sem exigir um investimento alto.
O ganho de performance é sutil, mas a melhora na resposta do acelerador pode ser sentida. A instalação é simples, bastando remover a caixa de ar original e prender o novo filtro diretamente no bocal do carburador ou TBI com a abraçadeira inclusa.
- Kit completo com tampa protetora cromada.
- Excelente custo-benefício para iniciantes.
- Filtro de ar lavável, gerando economia.
- Proporciona um ronco esportivo notável.
- A qualidade do material filtrante é básica, inferior a marcas premium.
- A tampa cromada pode apresentar pontos de ferrugem com o tempo se não for bem cuidada.
- Pode exigir um pequeno ajuste na carburação para otimizar a mistura ar/combustível.
2. Filtro de Ar para Honda Pop, Bros e XRE
A versatilidade é o ponto forte deste filtro. Projetado para se adaptar a uma gama de motos Honda de baixa e média cilindrada, como Pop 110i, NXR Bros e XRE 190/300, ele resolve a busca por uma peça compatível com diferentes diâmetros de bocal.
Sua construção cônica e o elemento filtrante em tecido duplo focam em maximizar o fluxo de ar, o que resulta em uma admissão mais livre e um som mais encorpado. A ausência de tampa o torna mais exposto, exigindo mais atenção em dias de chuva.
Este filtro é a escolha certa para quem possui uma das motos compatíveis e quer um upgrade simples e direto para obter um ronco esportivo. É especialmente interessante para donos de Bros e XRE que rodam mais na cidade e buscam uma resposta um pouco mais ágil do motor.
Por ser um filtro lavável, também agrada quem procura reduzir os custos de manutenção, aposentando o filtro de papel descartável.
- Compatível com múltiplos modelos populares da Honda.
- Fácil instalação e manutenção (lavável).
- Melhora significativa no som da admissão.
- Preço acessível.
- Sem tampa de proteção, fica mais vulnerável à água e sujeira.
- A vedação da abraçadeira pode exigir reaperto periódico.
- A qualidade de filtragem de partículas finas pode ser uma preocupação para uso off-road pesado.
3. Filtro Ar Eksim 45mm para CG 125/150
A marca Eksim é bem conhecida no mercado de acessórios de performance de baixo custo, e este filtro de 45mm para a linha CG não foge à regra. Ele se destaca pela base emborrachada maleável, que facilita o encaixe no carburador e ajuda na vedação.
O elemento filtrante de espuma de dupla densidade é eficiente para o uso urbano, barrando a maior parte das impurezas sem restringir demais o fluxo de ar. A limpeza é outro ponto positivo: basta água e detergente neutro.
Este filtro Eksim é perfeito para o motociclista que usa a CG para o trabalho diário e quer dar um toque de esportividade à moto sem gastar muito. Se o seu objetivo principal é o ronco mais grave e uma manutenção mais barata, esta peça entrega exatamente isso.
O ganho de potência é mínimo, mas a sensação de um motor que "respira" melhor é perceptível em rotações mais altas.
- Marca conhecida no segmento de entrada.
- Elemento filtrante de espuma fácil de limpar.
- Base emborrachada flexível facilita a instalação.
- Preço extremamente competitivo.
- A durabilidade da espuma pode ser menor em comparação com filtros de algodão.
- Acabamento simples, sem tampa protetora.
- Pode ser necessário reajustar o parafuso de mistura do carburador.
4. Filtro Esportivo Universal KGA 50mm para Twister
Com um bocal de 50mm, este filtro da KGA é direcionado para motos de maior porte, como a Honda CBX 250 Twister e outras que usam carburadores maiores. Sua estrutura cônica e o tamanho avantajado permitem um volume de admissão de ar superior, ideal para motores que precisam de mais "fôlego".
O acabamento cromado na base e no topo confere um visual mais refinado, alinhado à estética de motos maiores.
Ideal para o entusiasta dono de uma Twister que deseja extrair um pouco mais de rendimento do motor, especialmente se outras modificações, como um escapamento esportivo, já foram feitas.
Este filtro complementa o setup ao otimizar a entrada do fluxo de ar, resultando em um ronco grave e uma melhora perceptível na aceleração em médias e altas rotações. A instalação é direta no carburador, substituindo a volumosa caixa de ar original.
- Bocal de 50mm, adequado para motos de maior cilindrada como a Twister.
- Acabamento cromado que melhora a estética.
- Aumento notável no fluxo de ar.
- Proporciona um ronco mais grave e encorpado.
- A remoção da caixa de ar original pode deixar componentes elétricos expostos.
- Exige quase obrigatoriamente um reajuste na carburação (giclê de alta maior) para evitar mistura pobre.
- A qualidade do cromo pode não ser a melhor, exigindo cuidado contra corrosão.
5. Filtro de Ar Duplo Fluxo Performance RC084
Este modelo se diferencia pelo conceito de filtro duplo fluxo. Além da área de filtragem lateral tradicional de um filtro cônico, ele possui uma segunda entrada de ar no topo. Essa característica aumenta a área total de admissão, permitindo que o motor puxe ar com ainda menos restrição.
É uma peça pensada para quem busca o máximo de performance que um filtro de ar pode oferecer, sem partir para marcas de competição.
Para o piloto que leva a preparação de sua moto a sério, este filtro é uma excelente escolha. É ideal para motos que já passaram por modificações no motor e no escape, onde cada ponto percentual de fluxo de ar conta.
O design de duplo fluxo não apenas otimiza a performance em altas rotações, mas também produz um som de admissão único e muito agressivo. Se você busca o limite do desempenho com um upgrade de filtro, este modelo é o caminho.
- Design de duplo fluxo para máxima admissão de ar.
- Potencial de aumento de potência superior a filtros de fluxo simples.
- Ronco esportivo extremamente pronunciado.
- Construção robusta com base e topo reforçados.
- Preço mais elevado que modelos convencionais.
- A entrada de ar superior o torna muito suscetível à entrada de água.
- Exige conhecimento técnico para ajustar corretamente a alimentação do motor.
6. Filtro Esportivo 35mm para Biz 100
Motos utilitárias como a Honda Biz 100 também podem se beneficiar de um filtro esportivo. Este modelo, com seu bocal de 35mm, é projetado especificamente para carburadores menores.
Ele é compacto e leve, facilitando a instalação no espaço limitado das CUBs. A principal função aqui é oferecer um som mais interessante e substituir o filtro original por uma opção lavável e mais econômica a longo prazo.
Este produto é perfeito para o proprietário de uma Biz, Pop ou qualquer outra moto de baixa cilindrada com bocal de 35mm que quer personalizar sua moto de forma simples e barata. É uma modificação que traz um novo caráter sonoro para a moto sem comprometer sua funcionalidade no dia a dia.
Para quem roda muito e troca o filtro de ar com frequência, a economia de um filtro lavável é um grande atrativo.
- Tamanho compacto, ideal para CUBs como a Biz.
- Bocal de 35mm compatível com carburadores menores.
- Opção muito econômica para personalização.
- Filtro lavável e reutilizável.
- O ganho de potência é praticamente nulo em motores pequenos.
- O material do filtro é básico e pode se deteriorar com o tempo.
- A abraçadeira inclusa pode ser de baixa qualidade.
7. Filtro Ar Completo Eksim 53mm para CBX/XR 250
Novamente a Eksim aparece, desta vez com uma solução para as clássicas Honda CBX 250 Twister e XR 250 Tornado. O bocal de 53mm é a medida correta para o carburador dessas motos. O kit se destaca por vir com uma mangueira de respiro do motor, uma peça que muitas vezes é esquecida ao se fazer a conversão e que é importante para o funcionamento correto do sistema.
O filtro em si possui elemento de espuma, de fácil manutenção.
Para o dono de uma Twister ou Tornado que quer fazer a modificação completa sem ter que procurar peças adicionais, este kit da Eksim é a solução. Ele já inclui a mangueira do respiro, simplificando a instalação.
É uma escolha pragmática para quem quer os benefícios do ronco e da manutenção facilitada, com a conveniência de um kit pensado para seu modelo de moto.
- Kit completo com mangueira de respiro do motor.
- Medida de 53mm específica para Twister e Tornado.
- Instalação simplificada por incluir todos os componentes.
- Filtro de espuma de fácil limpeza.
- A qualidade da mangueira de respiro é apenas funcional.
- Exige ajuste na carburação para um funcionamento perfeito.
- O acabamento geral do filtro é simples.
8. Filtro de Ar para Honda CB 300R (2009-2015)
Diferente dos filtros cônicos, este é um modelo do tipo "inbox" ou de painel, projetado para substituir diretamente o filtro original dentro da caixa de ar da Honda CB 300R. Sua vantagem é manter a originalidade do sistema, protegendo o motor contra água e sujeira de forma muito mais eficaz que um filtro exposto.
O elemento filtrante lavável permite um fluxo de ar ligeiramente maior que o de papel, melhorando a resposta do acelerador sem as desvantagens de um filtro cônico.
Este filtro é a escolha ideal para o proprietário de uma CB 300R que busca uma melhora sutil de performance e economia com manutenção, mas não quer alterar as características originais da moto ou se preocupar com a exposição do filtro.
É perfeito para quem usa a moto diariamente, inclusive na chuva, e quer um upgrade discreto e funcional, sem o ronco exagerado dos filtros cônicos.
- Mantém a caixa de ar original, oferecendo máxima proteção.
- Instalação extremamente simples (plug-and-play).
- Filtro lavável, gerando economia a longo prazo.
- Melhora a resposta do acelerador sem alterar o som drasticamente.
- O ganho de potência é menor em comparação com filtros cônicos.
- O ronco esportivo é quase imperceptível.
- O custo inicial é mais alto que o de um filtro de papel convencional.
9. Filtro de Ar Esportivo para Mini Moto 49cc

Filtro de ar para Mini moto e mini quadriciclo 49cc 2t
Disponível na Amazon
Até as mini motos podem receber um upgrade. Este filtro de ar esportivo é dimensionado para os pequenos motores de 49cc de 2 tempos, comuns em mini motos e quadriciclos infantis. Sua função é permitir um maior fluxo de ar para o pequeno carburador, o que pode resultar em uma melhora notável na resposta e na rotação final do motor.
Sua construção simples e a fixação por abraçadeira tornam a instalação muito fácil.
Para pais que querem dar um pequeno "up" na mini moto de seus filhos, ou para hobbistas que gostam de mexer nesses pequenos motores, este filtro é uma compra certa. A mudança no som e na resposta do motor é divertida e a instalação não requer nenhuma ferramenta especial.
É uma modificação de baixo custo que traz um resultado perceptível nesse tipo de veículo.
- Dimensionado especificamente para motores 49cc.
- Melhora perceptível na resposta do acelerador em mini motos.
- Instalação muito simples e rápida.
- Custo extremamente baixo.
- Material de construção muito básico.
- A capacidade de filtragem é limitada, não sendo ideal para ambientes com muita poeira.
- A durabilidade é questionável a longo prazo.
10. Filtro p/ Titan, Fan, Bros e XRE (Modelos diversos)
Este é outro filtro genérico que aposta na versatilidade para atrair compradores. Com um design cônico clássico e acabamento em vermelho, ele busca ser compatível com uma vasta gama de motocicletas Honda, desde a linha CG (Titan/Fan) até as trail Bros e XRE.
O foco claro do produto é estético e sonoro. O elemento filtrante lavável segue o padrão da categoria, oferecendo economia na manutenção.
Se você busca a modificação mais barata possível para obter o ronco esportivo e não se preocupa com marcas ou ganhos de performance, este filtro atende a esse requisito. É uma peça para quem está com o orçamento muito apertado e quer apenas o efeito sonoro.
Funciona como uma porta de entrada para o mundo da personalização, permitindo que o motociclista experimente a mudança sem um grande investimento.
- Preço entre os mais baixos do mercado.
- Compatibilidade ampla com muitas motos Honda.
- Visual esportivo com a cor vermelha.
- Fácil de lavar e reutilizar.
- Qualidade de construção e filtragem questionáveis.
- A compatibilidade universal pode significar um encaixe não perfeito em alguns modelos.
- A durabilidade do elemento filtrante e das partes plásticas é uma incógnita.
Filtro Esportivo Aumenta o Consumo de Combustível?
Sim, na maioria dos casos há um pequeno aumento no consumo de combustível. Um filtro esportivo permite que mais ar entre no motor. Para manter a mistura ar/combustível ideal e gerar mais potência, o sistema de alimentação (carburador ou injeção eletrônica) precisa compensar com mais gasolina.
Se a moto não for ajustada corretamente, ela pode operar com uma mistura pobre, o que prejudica o desempenho e pode até superaquecer o motor. Quando o ajuste é feito, o aumento no consumo é a contrapartida para a melhora na performance.
Geralmente, o aumento é marginal e só se torna significativo sob aceleração forte e constante.
Instalação e Manutenção: Cuidados Essenciais
A instalação de um filtro de ar cônico é geralmente simples, mas a manutenção correta é fundamental para a saúde do seu motor. Siga estes passos e cuidados:
- Remova a caixa de ar original. Em alguns casos, pode ser necessário remover carenagens laterais e o banco.
- Encaixe o novo filtro diretamente no bocal de admissão e aperte bem a abraçadeira para garantir que não haja entrada de ar falso.
- Verifique se o filtro não está em contato com partes quentes do motor ou obstruindo outros componentes.
- Limpe o filtro periodicamente. Para filtros de espuma, use água e sabão neutro, deixe secar completamente à sombra. Nunca torça o filtro.
- Para filtros de algodão, utilize o kit de limpeza específico da marca, que inclui um solvente e um óleo próprio. O óleo é vital para a capacidade de filtragem.
- Nunca use ar comprimido para secar o filtro. A alta pressão pode rasgar o elemento filtrante, comprometendo sua eficácia.
Ronco Esportivo vs. Potência: O que Realmente Muda?
A mudança mais imediata e garantida ao instalar um filtro de ar esportivo é o ronco. O som da admissão de ar, antes abafado pela caixa de ar, torna-se alto e claro, criando um ronco esportivo aspirado que muitos pilotos apreciam.
Essa é a alteração mais notável.
O aumento de potência moto, por outro lado, é real, mas modesto. Em motos de baixa a média cilindrada, espere um ganho de 1 a 3 cavalos, na melhor das hipóteses. O benefício maior está na melhora da "respiração" do motor, o que se traduz em uma resposta mais rápida ao acelerador e mais disposição em médias e altas rotações.
A troca do filtro, sozinha, não transforma sua moto em um foguete, mas a deixa mais ágil e prazerosa de pilotar.
Perguntas Frequentes
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Mariana Rodrígues Rivera
Jornalista pela UNESP com MBA pela USP. Mariana supervisiona toda produção editorial do Guia o Melhor, garantindo análises imparciais, metodologia rigorosa e informações úteis.

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