Qual o melhor pneu para moto: Durabilidade vs. Grip
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Escolher o pneu certo para sua moto é uma decisão de segurança e desempenho. Um pneu inadequado compromete a estabilidade, a frenagem e o conforto, enquanto a escolha correta aumenta sua confiança em qualquer condição.
Este guia analisa os melhores pneus do mercado, ajudando você a encontrar o equilíbrio perfeito entre aderência em piso molhado, durabilidade para o dia a dia e custo-benefício, seja para trabalho ou lazer.
Analisamos desde opções premium até modelos econômicos para que você faça uma compra informada.
Como Escolher o Pneu Certo: 5 Fatores Essenciais
Antes de analisar os produtos, entenda os fatores que definem um bom pneu para o seu perfil. A escolha vai além da marca e do preço.
Nossas análises e classificações são completamente independentes de patrocínios de marcas e colocações pagas. Se você realizar uma compra por meio dos nossos links, poderemos receber uma comissão. Diretrizes de Conteúdo
- Tipo de Uso: Você roda principalmente na cidade, pega estrada nos fins de semana ou encara trechos de terra? Pneus urbanos priorizam durabilidade, enquanto pneus trail precisam de cravos para aderência em terrenos soltos.
- Medidas Corretas: A informação mais importante está no manual da sua moto ou na lateral do pneu atual. Usar medidas diferentes afeta a dirigibilidade e a segurança. Nunca mude as especificações sem consultar um especialista.
- Composto do Pneu: Composto mais duro significa maior durabilidade do pneu, ideal para quem roda muito e quer economizar. Composto mais macio oferece mais aderência (grip), mas se desgasta mais rápido.
- Construção (TL ou TT): Sua moto usa pneu sem câmara (Tubeless - TL) ou com câmara (Tube Type - TT)? Rodas de liga leve geralmente usam TL, enquanto rodas raiadas usam TT. Verifique o seu modelo.
- Desenho da Banda de Rodagem: Sulcos mais profundos e largos são melhores para escoar água, aumentando a segurança na chuva. Pneus com poucos sulcos (slicks) são para uso em pista seca e não são adequados para a rua.
Análise: 10 Melhores Pneus para Diferentes Motos
1. Michelin City Extra 90/90-18 (Sem Câmara)
Pneu 90/90-18 Michelin City Extra 57S TL (Sem camera)
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O Michelin City Extra é a evolução do aclamado City Pro e se estabelece como a referência para quem busca o máximo de durabilidade e segurança no uso urbano. Este pneu é a escolha ideal para motociclistas profissionais, como motoboys, ou para quem utiliza a moto diariamente como principal meio de transporte.
Sua construção robusta e o composto de borracha otimizado prometem uma quilometragem superior à média da concorrência, o que dilui seu custo inicial mais elevado ao longo do tempo.
Seu grande diferencial é o desempenho em piso molhado. A tecnologia de sulcos adaptáveis da Michelin ajuda a escoar a água com extrema eficiência, mantendo a aderência e a sensação de controle mesmo durante chuvas intensas.
Para o piloto que não pode parar por causa do tempo e precisa de confiança total em suas ferramentas de trabalho, o City Extra justifica o investimento. Ele é compatível com motos como a Honda CG 160 Titan/Fan e Yamaha Factor/Fazer 150 que usam rodas de liga leve.
- Durabilidade excepcional, ideal para alta quilometragem
- Excelente aderência em piso molhado, aumentando a segurança
- Construção reforçada que resiste a perfurações
- Preço de aquisição mais alto que a maioria dos concorrentes
- Pode ser percebido como um pneu 'duro' por alguns pilotos, afetando o conforto
2. Pirelli City Dragon 80/100-18 (Original CG 160)
Pneu Pirelli 80/100-18 City Dragon (Tl) 47P (D) Orig. Cg 160
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O Pirelli City Dragon é conhecido por ser o pneu que equipa originalmente a Honda CG 160, a moto mais vendida do Brasil. Essa escolha da montadora já diz muito sobre suas qualidades.
Ele foi projetado para ser um pneu equilibrado, oferecendo uma boa combinação de durabilidade, aderência e conforto para o uso diário na cidade. É um produto que não surpreende em nenhum aspecto específico, mas também não decepciona em nada, entregando a confiabilidade esperada de uma marca como a Pirelli.
Para o dono de uma CG 160 que busca manter as características originais de fábrica, o City Dragon é a escolha óbvia. Ele proporciona uma dirigibilidade previsível e segura para o trânsito urbano, com um bom comportamento em frenagens e mudanças de direção.
Embora sua durabilidade seja boa, ela geralmente fica um pouco abaixo de concorrentes premium como o Michelin City Extra, mas seu custo-benefício inicial é mais atraente, sendo uma opção sólida para quem busca um pneu confiável sem gastar muito.
- Desempenho equilibrado para uso urbano
- Mantém as características originais da Honda CG 160
- Bom custo-benefício inicial
- Durabilidade do pneu inferior a modelos premium
- Aderência em piso molhado apenas funcional, sem destaque
3. Maggion Trail Traseiro (Bros / XRE 190)
PNEU BROS TRASEIRO 110 90 17 CROSSER XRE 190 BROS 160 150 125 MAGGION NOVO 0715
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Este pneu da Maggion é direcionado especificamente para os proprietários de motos trail de baixa cilindrada, como a Honda Bros e a XRE 190. Seu desenho com cravos maiores e mais espaçados foi pensado para o uso misto, garantindo tração em estradas de terra batida, cascalho leve e lama moderada.
É a escolha certa para quem mora em áreas rurais, periferias com ruas não pavimentadas ou para o aventureiro de fim de semana que gosta de explorar trilhas leves.
No asfalto, o comportamento é aceitável, mas o piloto precisa estar ciente das limitações. Os cravos geram mais ruído em velocidade e diminuem a área de contato com o solo, o que pode reduzir a aderência em curvas fechadas e frenagens bruscas, especialmente no molhado.
Portanto, este Maggion é para o motociclista que realmente precisa da capacidade off-road e está disposto a abrir mão de um pouco de performance no asfalto para obtê-la.
- Excelente tração em estradas de terra e terrenos de baixa dificuldade
- Preço competitivo para o segmento trail
- Construção robusta para suportar condições adversas
- Aderência limitada no asfalto molhado
- Gera mais ruído e vibração em altas velocidades no asfalto
- Desgaste mais rápido se usado predominantemente em pavimento
4. Jogo Technic T&C (Dianteiro e Traseiro)
Jogo Pneu Moto Titan 150 E 125 Fan 150 E 125 Cg 150 E 125 Dianteiro E Traseiro Technic T&c Novo 90/90-18 E 2.75-18
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O kit T&C (Terra e Cidade) da Technic se posiciona como uma solução de baixo custo para motociclistas que precisam de pneus de uso misto. Ideal para donos de motos como a Bros que usam o veículo para trabalho e locomoção em terrenos variados, mas que possuem um orçamento limitado.
O jogo completo, dianteiro e traseiro, frequentemente é encontrado por um preço muito atrativo, o que o torna uma opção popular para quem precisa trocar os dois pneus de uma vez.
A performance é condizente com o preço. Na terra, ele oferece uma tração básica, superior a um pneu 100% street, mas sem a mesma capacidade de modelos especializados. No asfalto, a aderência é apenas regular, exigindo cuidado extra do piloto, principalmente em dias de chuva.
Para quem busca uma solução econômica para não andar com pneus carecas em uma moto trail, o Technic T&C cumpre sua função, mas sem entregar a segurança e a durabilidade de marcas mais consolidadas.
- Preço extremamente baixo para o kit completo
- Versatilidade para uso em asfalto e terra
- Solução econômica para troca imediata dos dois pneus
- Baixa durabilidade em comparação com marcas premium
- Aderência limitada em todas as condições, especialmente no molhado
- Qualidade da borracha e construção inferiores
5. Kit Technic Sport R (Sem Câmara)
Kit Pneu 80/100-18 Technic Sport R + Pneu 100/90-18 Technic Sport R S/C
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Este kit da Technic, o Sport R, mira em um público diferente: o motociclista de baixa cilindrada que gosta de uma pilotagem mais esportiva e um visual mais agressivo. O desenho da banda de rodagem com menos sulcos e um perfil mais arredondado favorece a agilidade em mudanças de direção e aumenta a área de contato em curvas, proporcionando mais aderência em piso seco.
É uma opção para quem quer dar um toque de esportividade à sua CG, Factor ou Fazer 150/250.
O foco na aderência em seco tem um preço. A durabilidade do pneu é notavelmente menor, já que o composto tende a ser mais macio. Além disso, o desempenho em pista molhada é comprometido pela menor quantidade de sulcos para escoamento de água.
Este kit é para o piloto de fim de semana ou para quem usa a moto em percursos curtos na cidade e prioriza a sensação de esportividade em detrimento da longevidade e da performance na chuva.
- Boa aderência em piso seco para uma pilotagem mais ágil
- Visual esportivo que modifica a estética da moto
- Preço acessível para um kit de pneus com perfil esportivo
- Durabilidade significativamente baixa
- Desempenho ruim em piso molhado, exigindo muita cautela
- Não é recomendado para uso profissional ou longas distâncias
6. Pro Tork STR 7000 90/90-18 Traseiro
Pneu Traseiro CG Titan Fan YBR Pro Tork 90/90-18 Pro Tork STR 7000
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O Pro Tork STR 7000 entra na briga como uma das opções mais baratas do mercado para pneus traseiros de motos urbanas de 125cc a 160cc. Sua proposta é clara: atender ao motociclista que precisa de uma solução imediata e tem o orçamento como principal, se não único, fator de decisão.
Ele cumpre a função básica de substituir um pneu careca, permitindo que a moto continue rodando legalmente.
Não há como esperar performance de um pneu nesta faixa de preço. A durabilidade é limitada e a aderência, tanto no seco quanto no molhado, fica bem abaixo das marcas de primeira e segunda linha.
Para o piloto que roda pouco, em baixa velocidade e em condições climáticas favoráveis, ele pode ser uma alternativa viável. Contudo, para quem depende da moto para trabalhar ou roda diariamente no trânsito caótico, o investimento em um pneu de qualidade superior se traduz em mais segurança e, a longo prazo, em melhor custo-benefício.
- Preço extremamente baixo, um dos mais baratos do mercado
- Disponibilidade ampla em lojas de autopeças
- Solução de emergência para substituição imediata
- Durabilidade muito baixa, exigindo trocas frequentes
- Aderência precária, especialmente em piso molhado
- Qualidade geral da construção e da borracha questionável
7. Vipal ST300 90/90-18 Traseiro
Pneu Cg Titan Cbx 150 Titan Fan 90/90-18 St300 Tras Vipal
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A Vipal é uma marca brasileira com forte tradição no mercado de recapagem, e essa experiência se reflete em seus pneus novos. O ST300 é um pneu de entrada, focado em oferecer um custo-benefício honesto para o uso diário.
Ele se posiciona um degrau acima das marcas de combate, como Pro Tork, oferecendo uma qualidade de construção e um composto de borracha ligeiramente superiores.
Este pneu é para o motociclista que busca uma opção econômica, mas que não abre mão de um mínimo de qualidade e confiabilidade de uma marca nacional conhecida. O desempenho do Vipal ST300 é funcional: ele não se destaca em aderência ou durabilidade, mas entrega um resultado previsível e seguro para a locomoção urbana básica.
É uma escolha racional para quem tem um orçamento controlado, mas quer fugir das opções mais baratas e de qualidade duvidosa.
- Bom custo-benefício para uso urbano básico
- Qualidade superior às marcas de entrada mais baratas
- Marca nacional com boa reputação no mercado
- Desempenho apenas mediano em todas as áreas (grip, durabilidade)
- Não é a melhor opção para condições de chuva intensa
- O desenho da banda de rodagem é simples
8. Vipal ST300 Traseiro (Honda Biz)
Pneu Traseiro Honda Biz 125/110/100 Pop 100 Vipal 80/100-14 ST300 Uso Com Câmara
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Esta é a versão do Vipal ST300 desenvolvida especificamente para a roda traseira da Honda Biz, uma das motonetas mais populares do Brasil. Ele carrega as mesmas características de sua contraparte para a CG: foco total no custo-benefício e em ser uma peça de reposição confiável e acessível para o uso estritamente urbano.
Para o proprietário de Biz que usa a moto para ir ao trabalho, à faculdade ou para pequenas entregas, este pneu cumpre seu papel.
A dirigibilidade de uma CUB como a Biz é muito influenciada pelos pneus, e o ST300 mantém um comportamento neutro e seguro para o dia a dia. A durabilidade é razoável para a faixa de preço, e a aderência é suficiente para o desempenho que se espera de uma motoneta.
É a escolha pragmática para quem precisa trocar o pneu traseiro da Biz e busca uma opção econômica de uma marca estabelecida.
- Preço acessível para donos de Honda Biz
- Desempenho funcional e seguro para o trânsito da cidade
- Alternativa confiável a pneus importados mais caros
- Aderência no molhado é apenas básica
- Durabilidade inferior a modelos premium feitos para CUBs
- Não oferece nenhum diferencial de performance
9. Maggion Winner 80/100-14 Traseiro (Biz / Pop)
PNEU DE MOTO 80/100-14 MAGGION WINNER 49L TL TRASEIRO
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O Maggion Winner é um concorrente direto do Vipal ST300 no segmento de pneus de reposição para Honda Biz e Pop 100/110i. Sendo outra marca nacional forte, a Maggion aposta em um pneu com foco em durabilidade e preço baixo.
O desenho da banda de rodagem do Winner é tradicional, projetado para oferecer uma boa vida útil em condições de asfalto urbano.
Para o motociclista que usa sua Biz ou Pop para trabalhar e roda muitos quilômetros por dia, a durabilidade pode ser um fator decisivo. Neste quesito, o Winner se mostra uma opção interessante dentro da categoria de entrada.
A aderência é compatível com a proposta do pneu, mas, assim como seus concorrentes diretos, exige cautela em piso molhado. É uma escolha sólida para quem busca maximizar a quilometragem por real investido no pneu traseiro de sua CUB.
- Foco em durabilidade para alta quilometragem urbana
- Preço competitivo no segmento de pneus para CUBs
- Marca nacional com ampla rede de distribuição
- Aderência em piso molhado inferior a pneus com design mais moderno
- Pode transmitir mais as irregularidades do asfalto
- Desempenho geral sem brilho
10. Flashtyre 2.75-18 Dianteiro (Titan/Fan/Factor)
Pneu 27518 Titan Fan Factor 150 160 FLASHTYRE Dianteiro
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O pneu dianteiro da Flashtyre é um representante da categoria de pneus de baixíssimo custo, muitas vezes importados e sem o renome de marcas tradicionais. Sua principal e única vantagem é o preço.
Ele existe para atender a uma demanda de emergência, para o motociclista que precisa urgentemente de um pneu novo para continuar rodando e tem o orçamento mais apertado possível. É um produto que cumpre a exigência legal, mas para por aí.
É fundamental ser claro sobre as limitações: este pneu não é para quem busca desempenho, segurança ou durabilidade. A aderência, principalmente do pneu dianteiro, que é crucial para frenagens e curvas, é significativamente inferior à de qualquer pneu de marca conhecida.
Para o usuário que depende da moto, a recomendação é sempre juntar um pouco mais de dinheiro e investir em uma opção de segunda linha, como Vipal ou Maggion, que oferece um patamar de segurança muito superior.
- Preço de compra extremamente baixo
- Solução de emergência para troca imediata
- Baixíssima aderência, representando um risco na pilotagem
- Durabilidade imprevisível e geralmente muito curta
- Qualidade da borracha e da construção são duvidosas
Pneu com ou sem câmara (TL vs TT): Qual a diferença?
A escolha entre um pneu com câmara (Tube Type - TT) e um sem câmara (Tubeless - TL) depende do tipo de roda da sua moto. Entender a diferença é fundamental para a segurança.
- Pneu Sem Câmara (Tubeless - TL): Usado em rodas de liga leve. O próprio pneu veda o ar diretamente contra o aro. Sua principal vantagem é a segurança: em caso de furo, ele esvazia lentamente, dando ao piloto tempo para parar com controle. O reparo também é mais simples e rápido, muitas vezes feito sem remover a roda da moto.
- Pneu Com Câmara (Tube Type - TT): Usado em rodas raiadas. Ele necessita de uma câmara de ar interna para reter a pressão. Seu ponto fraco é a segurança: um furo na câmara causa a perda de pressão instantânea, o que pode levar à perda de controle da moto. A troca ou reparo exige a desmontagem da roda.
Nunca instale um pneu TL em um aro para TT sem a câmara de ar, pois o aro não foi projetado para vedar o ar. Da mesma forma, não é recomendado usar um pneu TT em um aro TL, mesmo com câmara, pois o encaixe pode não ser perfeito.
Durabilidade x Aderência: Encontrando o Equilíbrio
A escolha de um pneu de moto sempre envolve um compromisso entre durabilidade (quantos quilômetros ele vai rodar) e aderência (o famoso grip). É impossível ter o máximo dos dois em um único produto.
Pneus com composto de borracha mais duro se desgastam lentamente, resultando em alta quilometragem. Essa é a escolha ideal para quem roda muito e quer reduzir os custos com manutenção, como motociclistas profissionais.
Por outro lado, pneus com composto mais macio oferecem uma aderência muito superior. Eles se aquecem mais rápido e se moldam melhor às microimperfeições do asfalto, garantindo mais segurança em curvas e frenagens.
O preço a pagar é um desgaste acelerado. Você precisa avaliar seu perfil: se a segurança na chuva e a performance em curvas são sua prioridade, um pneu com mais grip é a escolha certa.
Se você roda milhares de quilômetros por mês na cidade, a durabilidade do pneu deve ser o fator principal.
Entendendo as Medidas do Pneu da Sua Moto
A sopa de letrinhas na lateral do pneu contém todas as informações que você precisa. Usar a medida errada pode comprometer a estabilidade e até mesmo danificar a moto. Vamos decifrar um exemplo comum: **90/90-18 51P**.
- 90: É a largura do pneu em milímetros.
- /90: É a altura do pneu, expressa como uma porcentagem da largura. Neste caso, a altura é 90% de 90mm, ou seja, 81mm.
- -18: É o diâmetro do aro em polegadas. O pneu deve ter o mesmo diâmetro do aro da sua roda.
- 51: É o índice de carga, que indica o peso máximo que o pneu pode suportar. Consulte uma tabela de índice de carga para saber o valor em kg.
- P: É o índice de velocidade, que indica a velocidade máxima para a qual o pneu foi projetado. 'P' corresponde a 150 km/h.
A fonte mais segura para saber as medidas corretas é sempre o manual do proprietário da sua motocicleta. Muitas motos também têm um adesivo na balança traseira com essa informação e a calibragem recomendada.
Perguntas Frequentes
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Diretora Editorial
Mariana Rodrígues Rivera
Jornalista pela UNESP com MBA pela USP. Mariana supervisiona toda produção editorial do Guia o Melhor, garantindo análises imparciais, metodologia rigorosa e informações úteis.

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