Qual o Melhor Oleo 5w40? Guia de Normas e Marcas

Mariana Rodrígues Rivera
Mariana Rodrígues Rivera
11 min. de leitura

Escolher o óleo correto para o motor do seu carro é uma das decisões de manutenção mais importantes que você pode tomar. Um lubrificante inadequado compromete a performance, aumenta o consumo e, no pior dos casos, pode causar danos caros e permanentes.

Este guia definitivo elimina a confusão em torno do óleo 5W40. Analisamos os melhores produtos do mercado, detalhando suas especificações, normas e o perfil de motorista para o qual cada um é indicado.

Aqui, você encontrará informações claras para fazer a escolha certa e garantir a saúde do seu motor.

Como Escolher o Óleo 5W40 Certo para seu Motor

A primeira e mais importante regra é sempre consultar o manual do proprietário do seu veículo. Ele especifica a viscosidade (como 5W40) e as normas de desempenho (como API SP ou VW 502 00) exigidas.

A viscosidade 5W40 indica que o óleo tem boa fluidez em partidas a frio (o '5W' de 'Winter') e mantém uma proteção robusta em altas temperaturas de operação (o '40'). Escolher um óleo que atenda às normas exigidas pela montadora não é opcional, é uma garantia de que o produto foi testado e aprovado para as especificações daquele motor, protegendo componentes críticos e mantendo a validade da garantia.

Nossas análises e classificações são completamente independentes de patrocínios de marcas e colocações pagas. Se você realizar uma compra por meio dos nossos links, poderemos receber uma comissão. Diretrizes de Conteúdo

Análise: Os 10 Melhores Óleos 5W40 do Mercado

1. Motul 8100 X-Cess Gen2 5W40 4L

O Motul 8100 X-Cess Gen2 é um lubrificante 100% sintético de altíssima performance, frequentemente visto como a referência no segmento. Sua formulação é projetada para motores potentes e modernos, sejam a gasolina ou diesel, incluindo turboalimentados.

Ele se destaca pela sua base de alta qualidade e um pacote de aditivos robusto, que garante excelente proteção contra o desgaste, estabilidade térmica superior e limpeza do motor, mesmo sob condições severas de uso, como em track days ou condução esportiva.

Este óleo é a escolha ideal para entusiastas automotivos e proprietários de carros europeus de alta performance, como BMW, Mercedes-Benz, Porsche e Audi, que exigem homologações específicas.

Se você busca o máximo em proteção e não se importa em pagar um pouco a mais por isso, o 8100 X-Cess Gen2 entrega a tranquilidade de um produto premium, que excede as normas mais rigorosas como a ACEA A3/B4 e a API SP.

Prós
  • Performance superior para motores de alta potência.
  • Ampla lista de aprovações de montadoras europeias.
  • Excelente estabilidade térmica e proteção contra desgaste.
  • Norma API SP, a mais recente e avançada.
Contras
  • Preço significativamente mais alto que a maioria dos concorrentes.
  • Pode ser um exagero para motores mais simples e de uso urbano.

2. Kit Castrol Magnatec 5w40 4L (502 00)

O Castrol Magnatec 5W40 é conhecido por sua tecnologia de moléculas inteligentes, que se agarram às partes críticas do motor como um imã, fornecendo uma camada de proteção extra durante a partida, momento em que ocorre a maior parte do desgaste.

Esta formulação 100% sintética é especialmente eficaz em proteger motores que operam no trânsito pesado das cidades, com o constante 'liga e desliga'.

Este kit é perfeito para o motorista urbano, principalmente proprietários de veículos do grupo Volkswagen (VW, Audi, Seat) que exigem a norma VW 502 00. Ele oferece uma solução prática e de excelente custo-benefício, combinando um óleo de marca renomada, com tecnologia focada em proteção urbana, e a conveniência de já vir em um kit pronto para a troca.

Prós
  • Tecnologia Magnatec oferece proteção superior na partida.
  • Excelente opção para o trânsito urbano.
  • Atende à especificação VW 502 00.
  • Bom custo-benefício na versão em kit.
Contras
  • A proteção extra prometida na partida é difícil de quantificar sem testes de laboratório.
  • Existem opções com normas mais recentes, como a API SP.

3. VW Maxi Performance 5w40 Sintético 1L

O VW Maxi Performance 5W40 é o óleo original da Volkswagen. Desenvolvido e homologado pela própria montadora, ele foi projetado para atender perfeitamente às necessidades dos motores do grupo VW que especificam a norma VW 502 00.

Usar este óleo é a forma mais segura de garantir total compatibilidade e manter a originalidade do veículo, além de ser um requisito para manter a garantia de fábrica em muitos casos.

Este produto é a escolha certa para o proprietário de um Volkswagen ou Audi que não quer correr riscos. Se você valoriza a tranquilidade de usar um produto genuíno, testado exaustivamente pela engenharia da marca para o seu motor, esta é a opção ideal.

É a compra da paz de espírito, garantindo que o motor receberá exatamente o que foi projetado para usar.

Prós
  • Produto original da montadora (OEM).
  • Garantia de total compatibilidade com motores VW.
  • Atende perfeitamente à norma VW 502 00.
  • Máxima confiança para manter a garantia do veículo.
Contras
  • Frequentemente mais caro que opções de mercado com a mesma especificação.
  • Disponibilidade pode ser concentrada em concessionárias.

4. Petronas Selenia Perform 5W40 API SP 1L

O Petronas Selenia Perform 5W40 se destaca por ser um dos primeiros a trazer a norma API SP para o mercado brasileiro em larga escala. Essa especificação é crucial para motores modernos, especialmente os turboalimentados de injeção direta (TGDI), pois oferece proteção aprimorada contra a pré-ignição em baixa velocidade (LSPI), um fenômeno que pode causar danos severos.

Sua fórmula 100% sintética também protege a corrente de comando e controla a formação de borra.

Para quem possui um carro recente com motor turbo de baixa cilindrada, como um Fiat Pulse, VW Nivus ou Chevrolet Tracker, este óleo é uma das escolhas mais seguras e modernas disponíveis.

Ele foi formulado pensando exatamente nos desafios desses novos propulsores, garantindo longevidade e performance. É a opção para o motorista que quer a tecnologia de lubrificação mais atual para seu carro moderno.

Prós
  • Atende à norma API SP, ideal para motores turbo modernos (TGDI).
  • Oferece proteção contra o fenômeno LSPI.
  • Excelente controle de oxidação e formação de borra.
  • Marca com forte presença no automobilismo (Fórmula 1).
Contras
  • Ainda não possui a mesma penetração de mercado que Castrol ou Mobil.
  • Pode não ter homologações específicas de todas as montadoras europeias.

5. Kit Troca de Óleo Shell 5W-40 com Filtro

A linha Shell Helix é uma das mais tradicionais e respeitadas do mundo dos lubrificantes. O óleo Shell Helix Ultra 5W-40, geralmente presente nesses kits, é formulado a partir de gás natural (tecnologia PurePlus), resultando em uma base sintética extremamente pura.

Isso se traduz em menor volatilidade, melhor controle de viscosidade e limpeza superior do motor. O kit adiciona a conveniência de incluir o filtro de óleo.

Este kit é perfeito para o motorista prático, que busca uma solução completa e de alta qualidade para a troca de óleo. Se você mesmo faz a manutenção do seu carro ou simplesmente quer levar todas as peças certas para o seu mecânico, a combinação de um óleo premium como o Shell Helix com um filtro compatível oferece um excelente pacote.

É ideal para uma vasta gama de veículos que pedem a especificação 5W40.

Prós
  • Conveniência de comprar óleo e filtro juntos.
  • Óleo com tecnologia PurePlus, de base muito pura.
  • Excelente poder de limpeza do motor.
  • Marca globalmente reconhecida e confiável.
Contras
  • A qualidade do filtro pode variar dependendo do vendedor do kit.
  • É crucial verificar se o filtro incluído é compatível com seu modelo de carro.

6. Mobil Super 5W-40 Sintético V 1L

O Mobil Super 3000 X3 5W-40 é um óleo 100% sintético que se posiciona como uma opção de alta qualidade com um excelente balanço entre performance e custo. Ele oferece proteção comprovada em uma ampla faixa de temperaturas e condições de uso, desde o trânsito urbano até viagens em estrada.

A marca Mobil tem uma longa história de confiabilidade, e este produto cumpre a promessa de proteger o motor contra o desgaste e a formação de depósitos.

Esta é a escolha ideal para o motorista que busca a qualidade de um óleo sintético de uma marca premium, mas com um preço mais acessível que as opções de nicho. Ele atende a especificações importantes como a VW 502 00 e a ACEA A3/B4, tornando-se uma opção versátil e segura para uma grande variedade de carros nacionais e importados que não exigem normas ultraespecíficas.

Prós
  • Excelente relação custo-benefício para um sintético de marca premium.
  • Marca com reputação de durabilidade e confiança.
  • Proteção eficaz em diversas condições de uso.
  • Atende a normas importantes como a VW 502 00.
Contras
  • Não possui a mesma quantidade de aprovações de montadoras de luxo que o Motul.
  • A embalagem de 1L pode ser menos econômica para uma troca completa.

7. Lubrax Valora Flex 5w40 Sintético 4L

O Lubrax Valora Flex 5W-40 é um lubrificante sintético desenvolvido pela Petrobras, com foco especial no mercado brasileiro. Sua formulação é otimizada para motores flex (etanol e/ou gasolina), oferecendo proteção adicional contra a corrosão e o desgaste que podem ser acentuados pelo uso de etanol.

Ele atende à norma API SN, garantindo um bom nível de performance e limpeza do motor.

Se você possui um carro nacional com motor flex e busca uma opção confiável com ótimo custo, o Lubrax Valora é uma escolha muito inteligente. Ele oferece a qualidade de um óleo sintético, adequada para intervalos de troca maiores, com o bônus de ser formulado para as particularidades do combustível brasileiro.

É a escolha pragmática para a maioria dos carros que rodam no país.

Prós
  • Formulação otimizada para motores flex.
  • Excelente custo-benefício.
  • Marca nacional de grande confiança e fácil de encontrar.
  • Bom desempenho para uso diário.
Contras
  • Atende à norma API SN, enquanto opções mais modernas já oferecem a API SP.
  • Não possui homologações de montadoras europeias exigentes.

8. Shell Helix HX8 Pro AV 5W40 VW 1L

O Shell Helix HX8 Pro AV 5W-40 é outro lubrificante sintético projetado especificamente para atender às rigorosas normas do grupo Volkswagen, como a VW 502 00 e 505 01. Ele utiliza a tecnologia de limpeza ativa da Shell para ajudar a proteger o motor contra a formação de borra e depósitos que prejudicam o desempenho, mantendo o motor mais próximo das condições de fábrica.

Este óleo é uma alternativa direta ao óleo original VW para proprietários de veículos da marca que confiam na tecnologia e reputação da Shell. Se você tem um Jetta, Golf, Tiguan ou Audi A3 que pede a norma 502 00, mas prefere usar os produtos Shell, esta é a opção correta, pois carrega a homologação oficial da montadora, garantindo total compatibilidade e segurança.

Prós
  • Homologado oficialmente pela Volkswagen (VW 502 00/505 01).
  • Tecnologia de limpeza ativa da Shell.
  • Alternativa de marca premium ao óleo original da concessionária.
  • Protege contra a formação de borra.
Contras
  • Preço pode ser similar ao do óleo original VW.
  • Focado em um nicho específico de veículos.

9. Motul 8100 X-Cess Gen2 5W40 Sintético 1L

Esta é a versão de 1 litro do aclamado Motul 8100 X-Cess Gen2. Ele oferece exatamente a mesma formulação 100% sintética de alta performance, com as mesmas aprovações de montadoras de prestígio e a mais recente norma API SP.

A embalagem menor é projetada para situações específicas, não para uma troca de óleo completa, onde o galão de 4 ou 5 litros é mais econômico.

Este produto é para o motorista que já utiliza o Motul 8100 X-Cess e precisa completar o nível de óleo entre as trocas, ou para aqueles cujo motor exige uma quantidade fracionada de óleo (por exemplo, 4,5 litros).

Comprar este frasco garante que você está usando exatamente o mesmo fluido, evitando misturas que podem comprometer o desempenho do pacote de aditivos.

Prós
  • Mesma qualidade e performance da versão de 4 litros.
  • Ideal para completar o nível de óleo.
  • Permite comprar a quantidade exata para motores com capacidade fracionada.
  • Fácil de armazenar no porta-malas para emergências.
Contras
  • Custo por litro significativamente maior em comparação com o galão.
  • Não é econômico para realizar uma troca de óleo completa.

10. Castrol Magnatec Pro 5w40 (VW 508 88)

Atenção: este é um produto de nicho. O Castrol Magnatec Professional 5W-40 com a norma VW 508 88 é um óleo específico para um grupo restrito de motores modernos da Volkswagen no Brasil.

A norma 508 88, diferente da popular 502 00, foi desenvolvida para propulsores como o 1.4 TSI que equipou o Golf e o 1.0 TSI dos primeiros Up! TSI. É fundamental não confundir as especificações.

Este óleo é exclusivamente para o proprietário de um veículo Volkswagen que exige, no manual, a norma VW 508 88. Usá-lo em um carro que pede a 502 00 pode não oferecer a proteção adequada, e vice-versa.

Se o seu manual especifica 508 88, esta é uma das poucas e mais confiáveis opções no mercado, garantindo que você está seguindo a recomendação da engenharia da VW à risca.

Prós
  • Atende à rara e específica norma VW 508 88.
  • Produto essencial para donos de certos modelos de Golf e Up! TSI.
  • Qualidade e tecnologia Castrol Magnatec.
  • Garante a conformidade com a especificação de fábrica.
Contras
  • Incompatível com a grande maioria dos carros que usam 5W40.
  • Disponibilidade limitada por ser um produto de nicho.

Óleo Sintético vs. Semissintético: Qual Escolher?

A grande maioria dos óleos 5W40 de qualidade são 100% sintéticos. A razão é simples: para atingir essa amplitude de viscosidade e performance, é necessária uma base de alta tecnologia.

Óleos sintéticos são criados em laboratório, resultando em moléculas mais uniformes e puras. Isso lhes confere maior resistência à oxidação, melhor fluidez em baixas temperaturas, maior proteção em altas temperaturas e permitem intervalos de troca mais longos.

Já os semissintéticos são uma mistura de óleos minerais e sintéticos, representando um meio-termo em custo e performance. Para a especificação 5W40, a escolha certa é quase sempre a sintética, pois ela garante a estabilidade e a proteção que motores modernos exigem.

Entendendo as Normas: API, ACEA e VW

As siglas no rótulo do óleo não são apenas marketing, são selos de qualidade que garantem seu desempenho. Compreender as principais ajuda você a fazer a escolha certa.

  • API (American Petroleum Institute): É a norma americana. Para motores a gasolina, a letra 'S' é usada. A segunda letra indica a evolução (SP é mais avançada que SN, que é superior a SM). A norma API SP é a mais recente, oferecendo proteção extra contra pré-ignição em baixa velocidade (LSPI) em motores turbo de injeção direta.
  • ACEA (Association des Constructeurs Européens d'Automobiles): É a norma europeia, geralmente mais rigorosa que a API. A especificação A3/B4, comum em óleos 5W40, indica um lubrificante de alta performance para motores a gasolina (A3) e diesel leve (B4), com intervalos de troca estendidos.
  • Normas de Montadoras (Ex: VW 502 00): Fabricantes como Volkswagen, Mercedes-Benz e BMW criam suas próprias normas. Um óleo com a aprovação 'VW 502 00' foi testado e homologado pela Volkswagen para uso em seus motores. Seguir a norma da montadora é sempre a recomendação mais segura.

Kit de Óleo vs. Compra Avulsa: O que Vale a Pena?

A compra de um kit de troca de óleo, que inclui os litros de óleo e o filtro, oferece grande conveniência. Para o motorista que busca praticidade, essa é a melhor opção, pois elimina a necessidade de pesquisar e comprar o filtro separadamente, garantindo compatibilidade.

Muitas vezes, o preço do pacote também é mais vantajoso.

Por outro lado, a compra avulsa dos itens dá mais flexibilidade. Ela permite que você escolha um filtro de óleo de uma marca específica ou de performance superior, que talvez não venha no kit.

Também é a única opção se você precisa de uma quantidade fracionada de óleo ou se o lubrificante que você deseja não é vendido em formato de kit. A escolha depende do seu perfil: conveniência (kit) ou customização (avulsa).

Perguntas Frequentes

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